Kate Middleton, 42, anunciou nesta quinta-feira (22) que está em tratamento contra um câncer de tipo ainda não informado. A Princesa de Gales se pronunciou depois de meses de especulações sobre o estado de saúde dela, que não era vista em registros ou eventos oficiais desde dezembro de 2023.
No mesmo vídeo, divulgado pelo Palácio de Kensington,
O que é a quimioterapia?
A quimioterapia é um tratamento medicamentoso, feito com remédios potentes, com a função de eliminar células com câncer que, ao se multiplicar no organismo, formam tumores. Segundo a médica Aline Chaves Andrade, existem alguns tipos diferentes desse tratamento, podendo ser feita sozinha ou combinada com cirurgia, radioterapia e outros tratamentos.
O que é quimioterapia preventiva?
Também chamada de “quimioterapia adjuvante”, é um tipo de quimioterapia para “a pessoa já tratou o câncer e é considerada curada do ponto de vista cirúrgico”, explica a médica da Oncoclínicas. Esse tratamento é feito buscando evitar uma reincidência da doença e diminuir o risco de metástase. “Ela atua na redução do risco de recidiva, porque há chance do câncer voltar no mesmo órgão ou em outro, próximo ao órgão de origem”, destacou Aline.
Como funciona a quimioterapia preventiva?
A forma do tratamento depende do tipo de câncer detectado. Ou seja, como o tipo de tumor da Princesa não foi divulgado, não é possível saber qual foi a forma aplicada e como funciona. A dra. Aline Chaves Andrade explica que, de modo geral, o tratamento é mais simples. "É laboratorial, então não requer internação e a maioria delas não é muito tóxica. Costumam ser bem toleradas, muitos dos regimes podem nem mesmo causar queda de cabelo”, esclareceu a oncologista.
A duração do tratamento é variada em cada tipo de protocolo, é geralmente de três a seis meses.
O que se sabe sobre o câncer de Kate Middleton
Após inúmeras
Nada foi divulgado sobre o tipo de câncer da Princesa, somente que a doença foi descoberta após o procedimento cirúrgico. Entretanto, pelo termo utilizado por Kate no comunicado divulgado nesta sexta-feira (22), há a possibilidade de que a quimioterapia tenha sido feita após a retirada do tumor, conforme explicado pela oncologista.
“Tem sido meses muito difíceis para toda nossa família. Mas eu tenho uma equipe médica fantástica que está cuidando muito bem de mim e sou muito grata”, acrescentou a princesa. “Precisamos de tempo, espaço e privacidade enquanto eu completo meu tratamento. Eu preciso me concentrar em uma recuperação plena”, concluiu.
Além de Kate, o